11 de dezembro de 2025

Você sabia que existe condição de você se livrar do uso crônico de descongestionante nasal? Pois é, então o uso de descongestionante nasal daqueles vasoconstritores nasais que normalmente são aplicados em gotas nas cavidades nasais, ele é muito disseminado pelo fato das pessoas frequentemente apresentarem condições que fazem com que os seus narizes fiquem entupidos. Então desvio de septo, rinite, seja rinite alérgica, seja rinite por outro motivo, sinusite crônica, por exemplo. Ou mesmo na vigência de algum quadro de resfriado e gripe, a pessoa começa a usar aquela gotinha que parece inofensiva num primeiro momento.
Mas se essa gota é usada de uma maneira mais prolongada, isso faz com que o nariz acabe apresentando um rebote na hora que você pinga desentope, só que dali a pouco incha a mucosa lá por dentro, os vasos ficam túrgidos, entumecidos, mais cheios de sangue e o nariz volta a congestionar. Aí você vai, pinga aquela gotinha que tem o efeito vasoconstritor, ou seja, penetra na mucosa nasal, contrai os vasos sanguíneos, libera a passagem do ar. Só que dali a pouco a medicação é metabolizada e o nariz volta a entupir, os vasos voltam a congestionar e a pessoa volta a ficar com o nariz entupido.
O que ela faz? Vai lá e pinga o remédio de novo. Gente, é importante salientar que existem alternativas e estratégias para tratamento disso. Seja essa estratégia de forma conservadora, com tratamento clínico, seja essa estratégia de forma cirúrgica, com tratamento feito através de um procedimento cirúrgico que visa a aumentar o espaço dentro das cavidades nasais para a passagem do ar.
Então é importante que o paciente que apresente esse tipo de sintoma de absorção nasal e que se torne um dependente do uso desse tipo de medicação, ele procure atendimento com otorrinolaringologista para que se estabeleça a melhor estratégia em termos de tratamento.
Até porque esse tipo de medicamento faz com que a pessoa desenvolva taquicardia, então a frequência cardíaca aumenta, pode aumentar a pressão arterial, pode deteriorar a mucosa nasal, pode até perfurar o septo nasal, pode ressecar a mucosa, pode favorecer sangramentos nasais. Ou seja, há inúmeros inconvenientes aí com o uso crônico de vasoconstritor nasal.
Por isso a importância de que um profissional habilitado seja procurado.
Ver essa foto no Instagram
Rua Antônio Bastos, 123 - Sala 64 Vila Bastos - Santo André
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 - Cj 127 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP - Brasil