11 de dezembro de 2025

O refluxo gastroesofágico é uma condição que, por vezes, se traduz como uma verdadeira doença. Só para, de uma forma simples, explicar, refluxo gastroesofágico é aquele retorno de conteúdo do estômago via esôfago e, às vezes, ele inclusive sobe do esôfago até aqui, a região da laringe, da faringe, ou seja, da garganta.
A gente apresenta o refluxo de forma fisiológica, só que, às vezes, ele acontece de uma forma um tanto quanto exacerbada e ele pode provocar não só sintomas digestivos como azia, queimação, mas, ao chegar aquele conteúdo ácido na garganta, isso se dá de uma forma um tanto quanto silenciosa, não é que você sente um azedo subindo, não é bem uma regurgitação, não é isso que acontece.
Mas esse ácido, se ele chega numa região cujo epitélio de revestimento, a mucosa é uma mucosa adaptada só à presença de saliva, de ar, ele provoca uma reação inflamatória no local que pode dar inchaço, pode dar a sensação de bola parada na garganta, pigarro, tosse seca, rouquidão e pode favorecer até a instalação de alguns quadros inflamatórios, infecciosos, recorrentes que demandam a intervenção do otorrinolaringologista.
Ver essa foto no Instagram
Rua Antônio Bastos, 123 - Sala 64 Vila Bastos - Santo André
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 - Cj 127 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP - Brasil