Realização de pequena perfuração na membrana do tímpano para drenagem de secreção que esteja preenchendo a caixa do tímpano e provocando sensação de pressão e diminuição da capacidade auditiva para colocação de um tubinho que promove a ventilação adequada da orelha média em indivíduos, especialmente crianças, que apresentam perda auditiva e plenitude auricular por acúmulo de secreção ou infecções recorrentes de orelha média.
Os tubinhos são inseridos sob anestesia geral em ambiente hospitalar e permanecem por cerca de 6 a 12 meses nos ouvidos até serem expulsos espontaneamente, depois.
Durante as consultas de rotina realizadas após a realização da cirurgia, avalia-se o aspecto das membrana do tímpano, se o tubo de ventilação está cumprindo a contento seu papel e quando este é expulso, ele fica preso junto à cera de ouvido e é facilmente removido no próprio consultório médico com a ajuda de pinças especiais para tal.
Hoje em dia não há mais a preocupação de outrora quanto à entrada de água nos ouvidos durante a permanência dos tubinhos, pois a tensão superficial da água tende a impedir sua penetração à caixa do tímpano e consequente infecção desta.
O procedimento traz um benefício incrível quando bem indicado.
Rua Antônio Bastos, 123 - Sala 64 Vila Bastos - Santo André
Rua Dr. Alceu de Campos Rodrigues, 46 - Cj 127 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP - Brasil